terça-feira, 11 de outubro de 2016

Farinha pouca, meu pirão primeiro

“Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra” (1 Reis 17:14)
 
Temos vivido em uma sociedade tão egoísta. Temos a tendência de sempre buscar aquilo que irá nos satisfazer primeiro, e quase nunca pensamos no nosso próximo. Mas, pare um pouquinho para refletir comigo... 

Suponhamos que você tenha um filho e que tanto você, quanto ele estejam passando necessidade e só tenham um pouquinho de comida para se alimentar, tão pouco que depois daquela refeição não terão mais nada para comer e certamente morrerão de fome. Então, de repente aparece um sujeito em sua porta e te pede a única comida que você tem. Sim, esse único alimento que serviria para alimentar você e seu filho por algumas horas. O que é que você faria? 

 Foi exatamente o isso que aconteceu com a viúva de Sarepta. Elias havia chegado a Serepta e estava com fome. Deus havia lhe ordenado que fosse até lá e ele lhe enviaria uma viúva que iria o alimentar e foi então que ele se encontrou com essa moça apanhando lenha. Primeiro ele lhe pediu um pouco de água para beber, e quando ela foi buscar, ele a chamou e disse: “Traga-me também um pouco de pão, por favor, pois estou com fome!” Foi então que a viúva explicou para Elias que ela não tinha nada cozido em casa, ela tinha apenas um pouco de farinha numa panela e um pouco de azeite em uma botija. Com isto, ela prepararia um resto de comida para ela e para o seu filho e depois morreriam.

 “Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até o dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra. Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias” (1 Reis 17:13-16) 

Uau! Já parou para pensar no tamanho da fé dessa mulher? Preferir dar o seu único mantimento, o qual serviria para alimentar a ela e ao seu filho, para um homem que ela nem conhecia. E foi isso o que ela fez. Foi, preparou um bolo e o levou para Elias, não porque ela tivesse sido obrigada a fazer isso, mas porque ela teve fé de que o único que poderia salvar tanto ela, quanto a sua família durante aqueles dias de seca, era o Deus de Israel. Já que Ele havia dito que não faltaria farinha e nem azeite em sua casa, ela deu um passo de fé e decidiu acreditar que assim seria. E assim foi! 

E se essa mulher tivesse optado apenas por alimentar sua família e não tivesse ajudado Elias? Pode ser que talvez aquele realmente tivesse sido a última refeição dela e de seu filho. 

 Muitas vezes, parece que tudo está cooperando para nosso fracasso. A farinha está acabando em sua panela e sua botija já está quase vazia. Para ajudar, aparecem ainda, pessoas “do nada” para lhe pedir tudo aquilo que te resta. Seu alimento está acabando e você precisa lidar com a situação de ter que dividir tão pouco com aqueles que estão ao seu redor. Porém, a Palavra do SENHOR nos diz que, se assim você fizer, jamais faltará mantimento em sua casa. 

 Não sei por qual situação você está passando e nem as lutas que você tem enfrentado, mas ao confiar em Deus e depositar a sua fé nele, tudo pode começar a cooperar a seu favor. Pode ser que você esteja em falta de pão físico (alimento), ou talvez a sua fome seja por um pão espiritual, que somente Deus pode te dar. Talvez você está tendo que compartilhar o restante do alimento que há dentro de você e sua panela está se esvaziando de pouco em pouco conforme você compartilha esse pão com os outros. 

Que tal buscar se encher em Deus? Somente ele pode encher novamente a sua panela e a sua botija com a farinha e o azeite que vêm dos céus. Descanse nEle, tenha fé que toda crise, toda dor, todo egoísmo, cairão por terra e que você, assim, passará a caminhar e prosseguir para o alvo que é Cristo, sempre com suas panelas e botijas fartas. Coloque de lado o egoísmo e deixe Deus te usar para alimentar vidas que estão sedentas e famintas ao seu redor. 

 Deus abençoe! 
Alessandra Ferreira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário