quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Você conhece Jim Elliot?


"Não é tolo aquele que abre mão daquilo que não pode manter para ganhar aquilo que não pode perder" (Jim Elliot)


 A história de Jim Elliot e seus quatro amigos é uma das histórias missionárias mais empolgantes e inspiradoras.
Jim Elliot nasceu em 8 de Outubro de 1927 na cidade de Portland, no estado americano de Oregon. Jim pertencia a uma família cristã dedicada ao Senhor; desde cedo foi instruído nos caminhos de Deus, e veio a receber a Cristo como seu Salvador aos 8 anos de idade.

Jim revelou-se um jovem bastante talentoso, destacando-se em todas as atividades que se envolvia. Era líder de sua classe, e detentor de uma brilhante oratória. Graduou em "desenho arquitetônico" na High School e depois se transferiu para a faculdade cristã de Illinois, a Wheaton College, onde se graduou com as mais elevadas honras.

Convicto de sua vocação e chamada, Jim prioriza seus estudos com o intuito de alcançar a melhor preparação possível para o seu ministério. Empenha-se no estudo do grego, acreditando que isto ajudaria tanto para seu estudo pessoal da Bíblia, quanto para facilitar a tradução do evangelho para alguma lingua nativa. Segundo o registro de seu diário, sua vida tinha sido profundamente impactada pelos testemunhos de missionários como David Brainerd e Hudson Taylor.

Embora fosse tido como um homem promissor, sua verdadeira paixão estava em levar a palavra de Deus às tribos indígenas. Ele constantemente orava: 
“Consuma minha vida, Senhor. Eu não quero uma vida longa, mas sim cheio de Ti, Senhor Jesus. Satura-me com o óleo do teu Espírito…”.

 Ele chegou a recusar um cargo dentro da universidade que daria a ele um ano de bolsa integral, mas que também requereria uma grande quantidade de tempo, o que ele considerou responsabilidades tolas. Ele ainda não estava totalmente convencido do valor dos seus estudos, considerando matérias como filosofia, política e antropologia distrações para alguém que está tentando seguir Deus. Depois de um semestre de notas relativamente baixas, ele escreveu para seus pais que não tinha nenhum remorso, considerando o estudo da Bíblia muito mais importante.

O interesse de Elliot em missões se solidificou durante seus anos em Wheaton. Logo ele seguiu o exemplo de "missões pela fé" (faith missions), não procurando suporte financeiro de denominações. Ele era um membro da organização Student Fellowship Missões Estrangeiras, e juntamente com seu colega de quarto David Howard, Elliot falou para um grupo da Aliança Bíblica Universitária sobre o papel do Espírito Santo em missões. 

Embora ele acreditasse que relacionamentos amorosos pudessem distrair as pessoas de buscar a vontade de Deus, Elliot começou a se interessar por uma das suas colegas de classe, Elisabeth Howard, que era também a irmã de seu colega de quarto. Eles concordaram que estavam atraídos um pelo outro, mas apesar de seus sentimentos, aguardaram em oração a confirmação de Deus, e somente após a graduação eles se casaram. Jim e Elizabeth se casaram em 1953, na cidade de Quito (Equador) e em 1955, nasceu sua filha Valerie.

Após muita oração e a companhia de alguns amigos, ele resolve viajar com o propósito de evangelizar os Índios Quechua no Equador. Enquanto trabalhavam com os índios Quechua, Elliot se preparava para alcançar, também, os índios Huaorani, que tinham a fama de serem muito violentos e que não possuíam nenhum contato com o mundo exterior. 

Elliot e quatro outros missionários – Ed McCully, Roger Youderian, Pete Fleming, e o piloto deles, Nate Saint – fizeram contato com os Huaorani do avião usando um alto-falante e uma cesta para enviar presentes aos índios lá embaixo. A partir de então começaram sistematicamente sobrevoar as áreas dos Huaoranis durante quatro meses levando presentes. Amarrado por uma corda, um balde cheio de roupas, cereais e fotografias dos missionários era levado pelo avião que em vôos baixos deixava cair os presentes.


Incentivados por uma visita no dia 7 de Janeiro, os missionários decidiram ir até a aldeia dos Huaoranis. Acordaram cedo e louvaram ao Senhor na manhã de 8 de Janeiro. Nate e Jim sobrevoando a área da aldeia dos aucas avistaram um grupo de 20 a 30 índios se movendo em direção ao acampamento. Através do rádio comunicaram com suas esposas e decidiram ás 16:30 entrarem em contato novamente. Ao chegarem na praia de seu acampamento, Nate e Jim avisaram aos outros que os aucas estavam vindo. Munidos de armas decidiram não utilizá-las. Pouco tempo depois chegaram os aucas e pouco esses cinco jovens puderam fazer. Angustiadas pela demora do contato de seus maridos, suas esposas solicitaram imediatamente ajuda. Helicópteros e forças do exercito equatoriano sobrevoando o rio Curray encontraram os corpos dos missionários brutalmente perfurados por lanças e machados.

As esposas desses missionários, apesar da grande dor que sofreram, decidiram continuar com a missão, e algum tempo depois foram sucedidas na evangelização dos aucas. A tribo foi evangelizada e alguns anos mais tarde, o assassino de Jim Elliot, agora convertido ao Senhor Jesus e líder da igreja na aldeia batizou a filha de Jim e Elizabeth no rio onde seu pai tinha sido morto.

Jim Elliot procurou servir a Jesus com todas as suas forças e a maior parte de sua vida e de seu ministério é contado por sua esposa Elizabeth em dois livros publicados posteriormente.

O registro do diário dele, em 28 de Outubro de 1949, expressa a crença dele, de que trabalho dedicado a Jesus era mais importante que a sua própria vida (veja Lucas 9:24 na Bíblia)

Abaixo a carta que Jim deixou a seus pais quando lhes disse que estava partindo:

“Não me surpreende que vocês fossem entristecidos com a notícia da minha ida para a América do Sul. Isso não é nada mais do que aquilo que o Senhor Jesus nos advertiu quando ele disse aos discípulos que deveriam se tornar tão apaixonados com o reino e em segui-lo de tal forma que todas as outras alianças devem se tornar como se nunca tivessem sido feitas. E ele nunca excluiu o laço familiar. Na verdade, esses amores que consideramos como mais íntimo, ele nos disse que deveriam se tornar como ódio, em comparação com os nossos desejos de defender sua causa. Não se entristeçam, então, se os seus filhos parecem abandoná-los, mas, em vez disso, alegrem-se de ver a vontade de Deus realizada com alegria. Lembrem-se como o salmista descreveu os filhos? Ele disse que eles eram como uma herança do Senhor, e que todo homem deveria ficar feliz se tivesse a sua aljava cheia deles. E do que é cheia uma aljava  senão de flechas? E para que servem as flechas se não forem para serem atiradas? Assim, com os braços fortes da oração, puxa-se a corda do arco para trás, lançando as flechas — todas elas, direto nos exércitos do Inimigo.”

Que exemplo de evangelista, não é mesmo? Que nossos corações possam arder, queimar, ser completamente incendiado por amor ao evangelho e que possamos viver intensamente para Cristo. Porque para nós o viver é Cristo e o morrer é lucro! 
Deus abençoe
Alessandra Ferreira dos Santos

Referências:
Wikpédia
Não Morda a Maçã
Até aos Confins da Terra

Um comentário:

  1. Olá Alessandra, aqui é seu irmão em Cristo Alessandro do blog BÍBLIA BÁSICA - hoje ao colocar um novo post em meu blog, ví seu banner de parceria e decidi dar uma passada para ve como estava seu blog, imaginei que estivesse como o meu estava, parado a algum tempo, mais tive a feliz surpresa de encontrar posts como este atualizados e de maravilhoso conteúdo. Parabéns por nunca desistir de divulgar o evangelho e trazer lindos posts como este que nos ensina que devemos sim viver e morrer para Cristo, que cada esforço vale a pena, pois como está escrito, nossa obra no Senhor não é em vão, Jesus a abençoe e dá uma passadinha no meu blog ok, até mais.
    http://www.bibliabasicadoevangelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir