sábado, 7 de janeiro de 2017

Memorizando a Bíblia



“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11)

Você já parou para pensar em quantas coisas nossa mente tem a capacidade de armazenar durante toda a vida? Memorizamos letras de músicas, datas importantes, nomes, receitas, poesias e mais uma imensidão de coisas. O nosso cérebro tem uma capacidade incrível para guardar, arquivar, decorar e se lembrar das coisas.

MAS E QUANDO A HISTÓRIA SÃO VERSÍCULOS E PASSAGENS BÍBLICAS? 
Ahhh, aí a coisa complica! Acabamos achando que temos amnésia e que não adianta nada lermos, pois aquilo nunca ficará guardado em nossa mente. Mas, venho aqui hoje, para dizer a vocês que sim, tem como decorar e memorizar versículos bíblicos!
Bom, estava eu em minhas leituras diárias como de costume, e em um dos livros que eu estava lendo, a autora disse que certo dia ela foi visitar a casa de uma amiga, a qual tinha um papagaio que havia decorado o Hino Nacional dos Estados Unidos inteirinho. Já parou pra pensar quanto tempo esse bichinho gastou para aprender a melodia e o tom de uma música tão complicada? “Bom, se um papagaio pode aprender um hino inteiro, nós, seres humanos, podemos aprender a memorizar a Bíblia!”, pensa.

Então, com certeza você consegue aprender um versículo ou dois da Palavra de Deus! Se você fizer isso, Deus te usará como uma fonte de encorajamento para muitos!

VOCÊ SÓ PODERÁ DAR AOS OUTROS, AQUILO QUE VOCÊ TEM! 
Se você criar o costume de meditar na Palavra de Deus e guardar um versículo ou outro, todos os dias, você sempre terá algo a compartilhar com alguém que precisa. Suas conversas passarão a ser mais profundas e significativas. Você irá perceber que a Palavra de Deus passará a fazer sentido tanto aos que estão ao seu redor, quanto para você mesmo.  Memorizando a Palavra, você começará a perceber que fica mais fácil fugir do pecado, falar de Cristo e ajudar ao próximo.  Todo versículo que você sabe de cor é uma ferramenta disponível, pronta para ser usada por Deus para encorajar uma alma cansada.

MAS COMO EU FAÇO PARA MEMORIZAR? 
Bom, como muitos de vocês, eu também achava bem difícil memorizar versículos, porém, como uma das minhas metas para 2017 eu disse a mim mesma que quero estar mais perto de Deus, e uma das maneiras de conseguir isso é guardando a própria Palavra de Deus em meu coração.

Então aí vai a dica... 
Para memorizar, eu comprei vários post-its (aqueles bloquinhos coloridos com cola na parte de trás) e enchi meu guarda-roupa e as prateleiras do meu quarto com versículos bíblicos. Assim, logo quando acordo eu posso conferir a Palavra, e enquanto estou em meu quarto eu tenho acesso aos versículos que Deus mais fala comigo, às promessas de Deus para mim e à palavras que  me incentivam a buscar mais dele!

Também usei bastante aquelas canetinhas coloridas e marca-textos para grifar na minha Bíblia todas as passagens que eu acho interessante e que posso utilizar para auxiliar alguém futuramente.

Então, peguei um folha de sulfite e anotei todos os versículos que eu já sabia de cor e conferi todos para ver se as referências dos versículos estavam corretas. Depois de fazer isso, peguei um pote daqueles bem grandes (de guardar docinhos) e escrevi um por um em pedacinhos pequenos de papel e sem a referência em baixo, ou seja, coloquei apenas o que cada versículo diz, sem colocar onde ele se encontra na Bíblia.

A cada novo versículo, anote-o completo na folha de sulfite, e depois o anote em um pedacinho de papel sem a referência e coloque dentro do pote. De tempos em tempos, abra o pote, pegue um versículo, leia-o e lembre-se de onde ele se encontra na Bíblia. Após lembrar, abra esse versículo na Bíblia e o leia novamente. Isso faz com que você consiga memorizá-lo e crie o hábito de estar sempre lendo a Bíblia. Fazendo isso, você irá perceber que aquele mesmo versículo pode ser usado em diversas situações diferentes e que Deus usa diversas formas para falar com aqueles que o buscam diariamente através de sua Palavra.

OUTRA DICA:
Outra dica que gostaria de compartilhar com vocês é o “POTINHO DOS SONHOS”. Esse que se encontra na imagem acima é meu potinho de sonhos, planos e desejos. Tudo o que quero ser um dia, tudo o que quero comprar, fazer, e viver estão lá.

Como fazer? 
Bom, como muitos podem ver, esse é um potinho de Nutella, cheio de papeizinhos.
É bem simples! Pegue um papel e anote todas as suas vontades. Isso pode incluir coisas como: Fazer a vontade de Deus, construir uma casa, comprar um carro, orar pela cura de um parente, memorizar certa quantidade de versículos por ano, ler a Bíblia inteira, conseguir seu diploma, viajar para determinado lugar, se você for casado pode incluir ajudar seu cônjuge, amar as pessoas ao seu redor, ser mais paciente, entre tantas outras coisas que possam estar em seu coração.
Anote tudo! Seus planos, vontades, sonhos, desejos, TUDO! Depois guarde esse potinho e esteja sempre em oração por seus pedidos. Você verá como Deus é fiel! É claro, que muitas vezes, Deus não dará tudo o que pedimos, porque a vontade dele é bem maior e melhor que a nossa, porém, você vai ver como ele se preocupa conosco e quando procuramos fazer a sua vontade e estamos em oração, ele sempre nos honra! Você verá seu crescimento espiritual, verá milagres acontecendo ao seu redor, vidas sendo transformadas e inúmeras bênçãos acontecendo. Experimente!

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem e lhes será concedido!” (João 15:7)

Bom, é isso aí galera! Espero que essas dicas possam ser úteis para vocês, e cá entre nós, somente nesse post vocês  já possuem 2 versículos para começar a memorizar. Que tal? Bora começar?!!

Deus abençoe, irmãos!
Alessandra Ferreira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário